Sobre o Cemitério Vila Alpina

O Cemitério Vila Alpina – São Pedro

A década de 1970 foi marcada no Estado de São Paulo como uma época em que o governo estadual e a prefeitura promovia diversas obras em prol dos cidadãos.

O Cemitério São Pedro foi uma dessas obras.

casa na entrada do crematório vila alpina
Entrada do Cemitério Vila Alpina

Então, em meados de 1972, foi inaugurada essa nova necrópole na avenida Francisco Falconi, Zona Leste de São Paulo

A construção deste cemitério teve como principal objetivo ser uma opção de apoio para o Cemitério da Quarta Parada, localizado na Mooca, que estava ficando sobrecarregado de corpos.

Cemitério da Quarta Parada, conhecido anteriormente como Cemitério do Braz, é um dos cemitérios mais antigos da cidade de São Paulo, sendo fundado em 6 de janeiro de 1893, entre os bairros Mooca, Brás, Tatuapé e Belenzinho.

Voltando para o Cemitério São Pedro.

Ele é administrado pela prefeitura de São Paulo e estima-se que mais de 100.000 (cem mil) pessoas estejam sepultadas no terreno.

Curiosidades

1- O terreno do Cemitério é de aproximadamente 140 mil m². 134 mil é de área verde para recepcionar os cidadãos paulistas.

Vista aérea do cemitério vila alpina
vista aérea do Cemitério Vila Alpina


Vista aérea do cemitério São Pedro, mostrando a vasta área verde.

2 – O cemitério São Pedro é considerado o 3º maior cemitério da cidade, atrás apenas do Cemitério da Vila Formosa e do Cemitério de Vila Nova Cachoeirinha.

3 – Em 1974 houve o incêndio no Edifício Joelma que matou 187 pessoas e deixou mais de 300 feridos. Dessas 187 pessoas mortas, 13 não conseguiram ser identificadas. Elas foram levadas para o Cemitério Vila Alpina.

4 – O Cemitério São Pedro, pela região que se encontra, é conhecido por Cemitério Vila Alpina.

Quer saber sobre o Crematório Vila Alpina? Acesse aqui.